Agendar os Momentos de Estudo

gestão do tempoImagem: Oficina de Escrita

     Os alunos que frequentam a Oficina partilham e aperfeiçoam o  seu modo de organizar o estudo e  de gerir o seu tempo de trabalho.

     Estes relatos de rotinas escolares ocorrem especialmente em momentos de viragem do ano, como no início e no final dos trimestres, e alguns ficam incluídos na rubrica “Conversas na Oficina” –  que recolhe uma variada miscelânea de temas.

       Alguns estudantes do 2º Ciclo, com o apoio preciosos dos Pais, conseguem elaborar um horário de estudo adequado às semanas letivas.

      Alternando o imprescindível convívio familiar com atividades livres, sessões de trabalho e intervalos breves, os estudantes conseguem cartografar, com alguma precisão, a ocupação das suas tardes, serões e fins de semana.

          Estes guias de estudo vão orientando o quotidiano dos mais jovens: favorecem a criação de hábitos de estudo e,  ao mesmo tempo,  libertam mais tempo vivo para os “hobbies” favoritos dos mais extrovertidos ou permitem aos mais introvertidos  recuperar energia, estando simplesmente consigo próprios.

         Alunos há que anda não conseguiram usufruir desta maestria sobre o fluxo do tempo que um bom agendamento de deveres e recreios lhes permitiria.

    Demasiado cansados depois de um dia bem carregado de aulas, evitam aproximar-se novamente dos livros e, antes ou depois de terminar os seus deveres apressadamente, dispersam-se numa agitação sem repouso.

     Outros experimentam a profunda segurança que o cumprimento  regular de um horário equilibrado proporciona a longo prazo: orientados no fluxo das horas, habituados a alternar o exercício físico com as práticas de estudo, os estudantes robustecem as suas  competências e ganham confiança e auto-estima.

Horário Semanal de Estudo em Casa

 (download)

OE