CAD-em Isolamento -A Peste Negra

médico da peste

Image par Christian Dorn de Pixabay 

Peste Negra na Europa

      A Peste Negra foi espalhada principalmente pelos produtos de comércio que, muitas vezes, transportavam ratos; estes,  nos seus pelos, transportavam uma pulga (praga) que, ao desembarcar na cidade de Génova e Veneza, fizeram com que se começasse a expandir a peste negra por toda a Europa.

A contaminação da Peste Negra 

cemiterioImage par Shutterbug75 de Pixabay 

     A contaminação era feita através de contacto com vários membros e como hoje também, com a CoVid-19, por espirros.

     Vários dos médicos, na altura, perceberam que quando a pessoa tinha peste negra, tinha de passar por:

 Fase 1  Febre alta, tosse com sangue e pus, dores nos músculos e vómitos.

 Fase 2- Continuação de febre alta e tosse com sangue e pus, inchaço de bolhas nas axilas e nas virilhas, tremores e convulsões.

 Fase 3Quem chegava à fase 3, praticamente morria, porque na fase 3 cresciam bolhas do tamanho de maçãs ou de um ovo, febre de 40 a 48 graus; da boca saltava por vezes sangue. A vítima infetada com a peste morria por volta de 4 ou 5 dias após a infeção.

Higiene Na Idade Média

porquinho

Image par PublicDomainPictures de Pixabay 

     A higiene na idade média era completamente sem condições, pois no séc. XIV, não havia tratamento de esgotos, muitas vezes as Famílias tinham porcos dentro de casa, para comerem restos de comidas e lixo que havia nas casas, o que ajudou a que a contaminação da peste fosse ainda maior.

Como os Médicos Tratavam As Doenças

ervas aromáticasImage par Seksak Kerdkanno de Pixabay 

     Os médicos tratavam a doença aconselhando tomarem banho de rosa e hortelã, evitarem o contacto com outras pessoas, quando as pessoas já iam morrer, com os tumores grandes, esfregavam ervas aromáticas e vários tipos de perfumes.

A Única Parte  da Peste Negra

Que Correu Bem Em Cidades E Aldeias

     mapa da europa

commons.wikimedia.org

    A Peste negra estava a criar tantas vítimas mortais que morreu um terço da população da Europa, (quase a população inteira do Brasil) mais de duzentos milhões de mortos, em várias cidades, principalmente de Portugal, Itália,  França e Alemanha.

     Começavam os cadáveres a tornar-se fonte de contaminação. Como queimavam os cadáveres, colocavam-nos dentro de valas nas florestas e, muitas vezes, dentro de casas ou nas ruas principais das cidades.

     O pior de tudo é que houve a Grande Fome, depois a Peste Negra e quem conseguiu sobreviver ainda teve de levar com a Guerra dos Cem Anos.

CAD em Isolamento – FM5C – Improviso Oral sobre a Peste Negra