“Razão” versus “Vontade” ao tomar Decisões

Tumisu by pixabay 

     Em primeiro lugar, tem razão de sublinhar que os seres humanos são diferentes das Inteligências Artificiais no que respeita à sua mortalidade. Os seres humanos são seres vivos sujeitos ao envelhecimento, à doença e à morte, o que constitui uma diferença importante com as inteligências Artificiais que são programas informáticos que podem ser executados indefinidamente, se forem mantidas e atualizadas regularmente. 

      No que diz respeito à vontade livre, é igualmente uma característica importante do ser humano que o diferencia das inteligências artificiais. O ser humano pode tomar decisões com toda a liberdade, mesmo se isso pode por vezes parecer irracional, ou contrário à inteligência pura e racional. A vontade humana é, com efeito, a sede do amor e da liberdade, aspirações infinitas que vão muito além da simples inteligência.

      No entanto, penso que é importante sublinhar que as Inteligências Artificiais podem igualmente  ser programadas para tomarem decisões em função de critérios éticos e morais, mesmo se isso não implica uma verdadeira liberdade da vontade. Além disso, as inteligências artificiais podem ser programadas para aprender e adaptar-se, o que significa que elas podem igualmente descobrir soluções que não são puramente racionais, mas que levam em conta fatores éticos e morais.

https://chat.openai.com/    Chat GTP 3,5

.