Oração da Manhã

 

21 de Maio

coração símbolo do amorImage by ElisaRiva from Pixabay 


Há o amor que não se cansa
e há o amor que nunca descansa.
Há o amor de quem sofre com quem sofre,
há o amor de quem sofre para que ninguém sofra.
Há o amor que suporta a tudo,
e há o amor que suporta a todos.

Pastoral CAD

20 de Maio

chávena de chocolate quenteImage by Elias Sch. from Pixabay 

     Um grupo de jovens licenciados decidiu fazer uma visita a um velho professor. Durante a visita, a conversa dos jovens alongou-se em lamentos sobre o imenso stress em que se tinham tornado as suas vidas.

     O professor não fez qualquer comentário sobre isso e perguntou se gostariam de beber uma chávena de chocolate quente. Todos se mostraram interessados e o professor dirigiu-se à cozinha, de onde regressou com uma grande chaleira e uma grande quantidade de chávenas, todas diferentes – umas de fina porcelana, outras de barro, umas de simples vidro e outras de cristal, umas com aspeto vulgar e outras caríssimas.

    Apenas disse aos jovens para se servirem à vontade. Mas, quando já todos tinham uma chávena de chocolate quente na mão, disse-lhes:

     – Reparem como todos procuraram escolher a chávena mais bonitas, deixando ficar as mais vulgares e baratas… Embora seja normal que cada um pretenda para si o melhor, aí está a origem dos vossos problemas e stress.

     A chávena por onde estão a beber não acrescenta nada à qualidade do chocolate quente.

    O professor continuou:

    – Considerai agora o seguinte: a vida é o chocolate quente. As chávenas são apenas meios de conter e servir a vida. A chávena que cada um tem não define nem altera a qualidade da vossa vida. Por vezes, ao concentrarmo-nos apenas na chávena acabamos por nem apreciar o chocolate quente.

     As pessoas mais felizes nem sempre têm o melhor de tudo, apenas sabem aproveitar ao máximo tudo o que têm. Vivei com simplicidade. Amai generosamente. Ajudai-vos uns aos outros com empenho. Falai com gentileza…e apreciai o vosso chocolate quente.

Pastoral CAD