A Fundação da Dinastia de Avis

Imagem Livre em Creative Commons

   Em 1383-85 houve uma crise: D. Fernando morreu sem filho varão. A sua filha, Dª Beatriz, estava casada com D. João, Rei de Castela. D. Leonor Teles, já viúva, gostava do Conde Andeiro e queira unir Portugal com Castela. O povo e a burguesia revoltaram-se. D. Leonor mandou proclamar D. Beatriz como rainha e pediu ajuda a D. João de Castela para invadir Portual.

   Ele foi vencido na Batalha dos Aloleiros. Em seguida, voltou e cercou Lisboa por cinco a seis 6 meses, até que a peste nNegra o obrigou a desistir. As cortes de Coimbra reuniram-se para ele ger o novo rei. D. João das Regras convenceu as cortes a escolher D. João Mestre de Avis. O novo rei preparou o reino   para nova invasão, nomeou D. Nuno Álvares Pereira chefe Supremo dos Exércitos.

   Deu-se então a grande Batalha de Aljubarrota, em que se aplicaram as táticas das covas de Lobo e da formação em quadrado. A Batalha durou só cinquenta minutos! Como gratidão pela vitória, construiu-se o Mosteiro de Nossa Senhora das Vitórias ou da Batalha.

Criação Oral de Texto – Prática de Recordar – Tertúlias de Estudo – Improviso sobre História – FT5B24-25 e MC5B24-25

O Significado da Palavra “Casa”

     

Image par Gerd Altmann de Pixabay

        O significado da palavra “casa” é muito especial, e parece que esta palavra só significa que é onde durmo, como…mas não.

    “Casa”, um lugar onde estou com a Família: dão-me comida, deixam-me confortável e, o mais importante, rodeada de Amor, nunca me falta nada!

     Para ajudares em casa e deixares a Família mais feliz, podes arrumar o quarto; mas, se calhar os teus pais estarem mais cansados, pois estiveram todo o dia a trabalhar, assim ajudas mais, ajudas também os outros.

Cuidamos da Nossa Família – Escrita Reflexiva – CF6B24-25