Monte Fuji

     

Gentileza de You.com

    Monte Fuji, um monte ou um vulcão, que fica localizado no Japão, entre as fronteiras das províncias de Shizuoko e de Yamanoshi. O monte Fuji é um dos símbolos mais conhecidos do Japão, sendo utilizado em fotografias e em artes.

   Ele constitui um elemento muito importante para o povo Japonês, à conta da gigantesca camada de neve ao seu redor, pois quando esta derrete, abastece os rios à sua volta, proporcionando água para as plantações vizinhas.

    O seu sopé tem uma tradição guerreira, pois os Samurais usavam-no como local de treino, devido ao seu isolamento.

    O seu cume tem sido considerado sagrado desde tempos antigos, sendo o seu acesso proibido a mulheres até à era Meiji, mas hoje é um destino turístico popular.

   O monte Fuji tem sido muito importante para a cultura Japonesa ao longo dos tempos, assim devendo ser conservado.

Cuidamos da Casa Comum – Cultura Japonesa – MA9C24-25

Pierre, o Enamorado

   Gentileza de You.com

    Era uma vez, durante a guerra dos cem anos, um soldado Francês chamado Pierre, que queria encontrar o mais importante da sua vida: o Amor.

    Com a ajuda da sua espada mágica, vai partir numa viagem, montando um Pégaso – um cavalo com asas.

    Durante a viagem, Pierre, a espada mágica e o Pégaso encontraram um terrível polvo anfíbio e gigante, que estava a bloquear o caminho para o castelo. Pierre, com a espada mágica, cortou os tentáculos do polvo!

    Vencido o obstáculo, seguiu o seu caminho para o castelo de Notingham, em Inglaterra. Mais tarde, quando Pierre chegou finalmente ao Castelo, derrubou um guarda, disfarçou-se desse guarda e entrou no Castelo.

    Quando conseguiu entrar nos aposentos do Príncipe João, revelou a sua identidade e disse ao Príncipe que vinha para casar com a Princesa. O Príncipe João, furioso, mandou o Xerife prendê-lo.

(Continua)

Ação e Aventura – Conto Maravilhoso – RX5A24-25

Para Além das Montanhas – I

Gentileza de You.com

     I

    Era uma vez, no velho Oeste, uma criança chamada Joseph, que vivia numa cidade onde ninguém poderia saber sobre os acontecimentos que ocorriam para além das montanhas.

     Uns anos depois de o pai de Joseph ter ido embora para conhecer o mundo, ele voltou dessa viagem para além das montanhas.

     Chegando a sua casa, foi logo ver o seu filho e ia-lhe contar uma notícia importante, mas quando o encontrou ao longe, levou logo um tiro nas costas.

     O filho viu isto acontecer e foi logo ter com o pai e começou a chorar. Quando se ia levantar, ouviu uma voz, dizendo que era o seu próprio pai a falar, para ele continuar o seu legado, para ir conhecer tudo para lá das montanhas.

     Passados uns dias, Joseph montou num cavalo e foi às montanhas; depois de um longo caminho, conseguiu passar além. Olhando para fora, viu uma vila e dirigiu-se para lá às pressas, porque alguém poderia estar a segui-lo.

    Então chegando, viu uma estalagem e dirigiu-se imediatamente para lá. Entrando, pediu a um homem um mapa; só que, em troca, pediu-lhe dinheiro; então, Joseph foi a uma loja e, como era astucioso, conseguiu tirar o que precisava; voltando ao homem, deu-lhe o dinheiro e o homem entregou-lhe o mapa.

    Durante meses, orientou-se pelo mapa e foi conhecendo aquela região. Após uns meses, encontrou uma estalagem ao pé de um rio; então, com sede, nem pensou, foi-se aproximando e encontrou uma mulher ao balcão; só que, do meio do nada, viu um tiro a vir na sua direção.

   Saltou rapidamente e, ao ver um navio passar no rio, pulou para ele e fugiu com a moça.

(Continua)

Ação e Aventura – Conto Maravilhoso – MC5B24-25

Um Povo Livre

Gentileza de You.com

     Era uma vez um Império rico com um rei pretencioso.

    Um ladrão chamado George e o povo desse império não gostavam do rei, porque as regras dele eram injustas. Então decidiram roubar o tesouro real.

    O George era um rapaz rápido, silencioso e corajoso; tinha cabelo preto e olhos castanhos; gostava de se vestir de preto, usava uma máscara preta também, para roubar mais facilmente os outros e poder alimentar-se.

   Numa célebre quinta-feira, o povo cansou-se do seu rei e decidiu acabar com a sua vida.

   Então fizeram um plano, em que o primeiro passo era pedir ajuda ao ladrão.

   O segundo passo era escrever uma carta ao rei do Império “Mariano”: “Nós traçamos um plano em que nos vamos libertar; depois de roubarmos o tesouro real, tu, invade este Império e nós damos-te todo o tesouro se não matares ninguém”.

    O terceiro passo era os homens do povo e o ladrão vestirem-se de nobres, com fatos de uma loja de fantasias de Carnaval e entrarem juntos no Castelo.

   O quarto passo era, quando o rei estivesse a dormir, irem até ao trono e roubarem o tesouro real em silêncio.

   O quinto passo seria a invasão pelo rei amigo e a libertação do povo.

(Continua)

Ação e Aventura  – Conto Maravilhoso – SL5A24-25

Japão, País Admirável

Gentileza de You.com

     O Japão, embora seja uma ilha pequena, é uma das grandes potências mundiais; o seu povo, embora já esteja envelhecido, é surpreendentemente educado e acolhedor.

    A cultura deste pequeno país também impacta o mundo, seja pela mídia, maioritariamente pelos animes, seja pelo setor de construção automóvel, apresentando grandes marcas, como Honda, Nissan, Yamaha, Mitsubishi, Kawasaki, Mazda e outras.

   Sua Natureza também é impressionante, tendo paisagens maravilhosas, coloridas e imensas. As cidades também são admiráveis, tecnologicamente avançadas e lindas, cheias de vida, com parques decorados com as maravilhosas árvores cerejeiras.

     O Japão é a mistura perfeita de Tecnologia e Natureza.

Cuidamos da Casa Comum – O Japão – MC9C24-25

O Elfo Corajoso

Gentileza de You.com

     Era uma vez um Elfo corajoso e forte, muito pequeno, com orelhas muito grandes. Ele estava a caminho para procurar uma poção mágica a fim de salvar o seu irmão doente.

    No seu caminho, encontrou um Génio da Floresta que prometeu ajudá-lo e encontrar o caminho para a Poção Mágica. O Génio era de altura média, com olhos grandes e verdes; vestia uma roupa castanha, muito antiga e rasgada.

     O Génio da Floresta disse-lhe que precisava de ir pelo caminho da esquerda, que era a parte mais densa da floresta, mas que tivesse cuidado, que ali vivia uma anaconda enorme.

     Quando o Elfo estava a caminho, tinha de atravessar por onde a anaconda podia estar emboscada. Ela era muito maior do que ele imaginara: era vermelha e preta e parecia que poderiam caber mil pessoas dentro da sua boca!

     A parte mais assustadora foi quando, durante a noite, ele estava a dormir e, ao mais pequeno som, ela podia acordar.

     Finalmente, o Elfo tinha de pensar num plano, pois faltava só uma hora até o Sol aparecer. Foi aí que o Elfo viu um túnel, à distância, onde a Anaconda não podia caber.

   A ideia do Elfo era correr muito depressa, antes de a Anaconda acordar. Então, com toda a sua velocidade, correu na direção do túnel e, quando achava que ia ser engolido, caiu no túnel e foi salvo.

(Continua)

Ação e Aventura – Conto Maravilhoso – EB5A24-25

Ser Famoso

 

Gentileza de CoPilot AI da Microsoft

      Tornei-me famoso porque ganhei o mundial de Futebol, no ano passado, nos Estados Unidos.

      Eu gostaria de ter um hotel em Las Vegas com o dinheiro que vou ganhando nos campeonatos; gosto de ser famoso, mas por vezes é um bocadinho difícil, porque, quando vou à rua, as pessoas reconhecem-me, não tenho liberdade.

     A minha família sempre me apoiou e confiou que eu era capaz de ganhar o mundial e ser um dos maiores jogadores profissionais.

     No início, quando eu comecei a viajar, a minha namorada sofria, porque o nosso filho tinha um ano estava sempre a chorar. Mas agora o meu filho tem oito anos e a minha namorada sente-se melhor.

     Gosto de ter fans, pois fazem muitos vídeos sobre mim e eu fico mais confiante. Quanto ganhei a Champions League, levei as minhas duas bolas de ouro para o meio do estádio: toda a gente batia palmas e gritava. Senti que era capaz, que era o melhor jogador do mundo, uma imensa felicidade!

Cuidamos dos Nossos Sonhos – Tópico/6B 2000 DC5A23-24

A Moda no Tempo

Gentileza de You.com

       Olá,

     Eu vou explicar esta história: hoje em dia, nós meninas, em países diversos, podemos vestir-nos como quisermos numa grande mistura de roupas.

   Antigamente, em 1910, vestiam-se com saias compridas, usavam leques e chapéus elegantes, eram muito chiques.

   Em 1920, usava-se uma pena na cabeça e um vestido comprido, com colares grandes; na década de 30, a mesma coisa.

   Em 1940, veio a guerra; as roupas eram mais grossas, mas aconteceu uma coisa escandalosa: as mulheres começaram a usar calças!

(Continua)

Cuidamos do que é Belo – A Evolução da Moda – EF5C24-25

Um Magnífico Youtuber

Gentileza de You.com

     O meu amigo E. é de estatura média; ele tem cabelo curto e liso, o seu rosto é oval, a pele clara, olhos castanhos e vivos.

    Ele tem energia para dar a volta inteira ao planeta Terra. No seu tempo livre, gosta de jogar Gongi e também Fortnite e quer ser um Youtuber; creio que,  no futuro, ele poderá ser um magnífico Youtuber de Fortnite.

    É uma pessoa leal, em quem se pode confiar. Também é muito querido, pois é um grande amigo meu.

Cuidamos dos nossos Amigos  – Retrato de um Amigo – SL5A24-25

Henrique, o Herói em Viagem

     

Gentileza de You.com

   Numa ilha chamada “Ilha da Caveira”, havia um herói chamado Henrique. Ele tinha uma super força e conseguia abrir portais para outras dimensões, mas mantinha esse poder em segredo.

     No ano de 1490, ele pensou em ir viver para Cascais. Foi andando para Castela e foi percebendo, cada vez melhor, que não ia conseguir chegar… pois andava a pé! 

     – Ai, céus, o que hei-de fazer? – disse, a resmungar, o Henrique.

       Até que ouviu uma voz a dizer: 

    – Meu querido, precisa de ajuda? – Interrogou a voz misteriosa.

      O Henrique, com cara de espanto, aceitou.

       Em três segundos, ouviu “BOW! CRAK!”. Olhou para trás, viu um carro e perguntou: 

        – Que raio é isso?

        A voz explicou:

       – É uma lata velha que vai surgir 510 anos depois de 1490.

         E Henrique pôde chegar a Cascais.

(Continua)

Ação e Aventura – Conto de Fantasia – FT5B24-25

O Meu Companheiro Flash

Gentileza de Co-Pilot AI da Microsoft

     O meu companheiro Flash é enorme, é uma mistura de Leão da Rodésia e Pitbull; tem um ano e meio, o pelo castanho claro, com uma mancha castanha escura; o seu pelo é macio e tem olhos meigos.

    O meu cão é muito bom a fugir de casa; ele gosta que eu atire a bola de ténis e ele vai buscar.

    Eu fui a primeira pessoa que ele viu no canil, quando tinha um mês, por isso vem sempre para a minha cama e agora já ocupa mais de metade da cama!

    Quando estou a estudar, na sala, ele fica sentado ou deitado ao pé de mim, e às vezes levanta-se para me lamber a cara.

Cuidamos dos Nossos Animais – Retrato de um Cão – DC5B24-25

O Meu Amigo Leal e Corajoso

Gentileza de Co-Pilot IA da Microsoft

      O meu amigo S é de estatura alta, tem o cabelo castanho escuro  curto e liso; o seu rosto é oval, não tem covinhas na face, mas é sorridente, os olhos são castanhos, com uma expressão marota.

    Ele é simpático, leal e corajoso, mas um pouco mau perdedor no jogo. Nos seus tempos livres, gosta de jogar futebol e de conversar com os amigos.

    Para o futuro, acho que ele gostava de ir a Nova Iorque para visitar a cidade, ver os museus de pintura moderna, passear junto ao Empire State Building, à estátua da Liberdade e ao Central Park…

     É um Amigo Fabuloso!

Cuidamos dos Nossos Amigos – Retrato de um Amigo – DC5B24-25

A Raposa Vegetariana – I

Gentileza de Copilot, IA da Microsoft

      Era uma vez um rapaz chamado D. que, um dia, começou a escrever uma história sobre uma raposa que aceitou um desafio em que deixou de comer carne e peixe.

     Ao fim de duas semanas, a raposa tinha-se tornado numa perfeita vegetariana: comia folhas, ervas, grãos, sementes e frutos silvestres: amoras, mirtilos e groselhas. Esta história valeu um óscar ao seu autor.

    No ano seguinte, a raposa tentou entrar numa maratona e conseguiu; quando chegou à competição, viu que não ia ser fácil, porque a corrita tnha lobos, leões, tigres, chitas e por aí fora.

(Continua)

Conto de Fantasia – DG5C24-25

Um Olhar Igual a Mim

Gentileza de Co-pilot IA da Microsoft

     A minha cadela Diana é pequena, mistura de duas raças; tem cerca de 3 anos e meio; o seu pelo é preto, castanho e branco, curto e macio; a minha cadela tem um olhar igual a mim.

    Ela gosta de jogar futebol comigo; à noite, vou-me deitar e  ela vem para a minha cama; de manhã acorda-me com beijinhos.

     Agora dorme num parque, porque foi operada e não pode saltar. Ela é muito afetuosa e a minha Família sofreu muito.

Cuidamos dos Nossos Animais – Retrato de um Cão – DB5B24-25

Na Disney, com a Melhor Amiga

Gentileza de WebCreations

      Um dia, estava eu em casa a pensar e cheguei à conclusão de que queria viajar com a minha Família, mas eu queria levar mais alguém e esse alguém era  aminha melhor amiga.

    Então, liguei-lhe, e combinamos ir no dia seguinte; convidei-a para minha casa e, quando anoiteceu, nós as duas dormimos juntas e, durante a noite, brincamos às escondidas dos nossos pais.

     No dia seguinte, já a bordo do avião, nós não pudemos ir juntas, pois tínhamos de ir acompanhadas por um adulto, mas foi divertido na mesma: durante a viagem, dormimos, falamos e cochichamos.

    Quando chegamos, ficamos boquiabertas, pois a Disney era um paraíso! Tiramos fotos e mais fotos para ficarem de recordação. Fomos às compras e eu comprei um peluche de “a Dama e o Vagabundo”, um saco de bonecas da Disney e um chupa-chupa gigante da Minnie e ela comprou as mesmas coisas que eu.

    Ficamos num hotel onde não havia cozinha, o que obrigava a irmos jantar fora todos os dias, o que era fixe para mim e a M.I., mas para os meus Pais, não, porque eram eles que pagavam.

 Memórias Felizes  – Escrita Autobiográfica – MS6B24-25

A Vida na Idade Média

Gentileza de Bing, Microsoft Designer

     Os Nobres

      Os nobres eram o grupo mais privilegiado, por isso o rei dava-lhes territórios, mas não todo o território, porque o rei ainda era a pessoa mais privilegiada do reino, enquanto os nobres iam batalhar nas batalhas. O Senhorio era uma área doada pelo rei aos nobres; a reserva era uma área onde se encontrava o castelo, explorada diretamente pelo senhor, através dos servos e dos camponeses.

Os Camponeses

     A vida dos camponeses era que eles sempre trabalhavam e tinham de pagar impostos. Os seus alimentos do dia a dia eram pão e vinho e, nas festas, peixe e carne.

O Clero

     Os membros do clero viviam no mosteiro; a parte mais importante de um mosteiro era a igreja, porque era onde faziam as missas, os casamentos, os funerais e os batizados. O claustro era um pátio usado para as freiras ou os frades que lá viviam conseguirem apanhar ar. O scriptorium era onde eles escreviam livros e livros; quem usava o scriptorium eram as únicas pessoas que sabiam ler. A Albergaria era um lugar onde os mendigos ou outras pessoas dormir, era uma espécie de hotel.

Cuidamos dos Nossos Estudos – Prática de Recordar – Improviso sobre História FT5B24-25