O Meu Companheiro Pot

Gentileza de Copilot, IA da Microsoft

     O meu companheiro Pot é pequeno, uma mistura de duas raças, tem dois anos e três meses; o seu pelo é preto e branco como as nuvens, áspero e grosso; os seus olhos são meigos.

     O meu Pot é um excelente caçador, quando vê um animal, fica sério; o seu defeito é não respeitar as ordens dos donos; as suas atividades favoritas são caçar e dormir.

     Entre as minhas boas memórias, recordo uma altura em que eu já não o via há muito tempo e, quando cheguei, ele veio a correr até mim e nunca mais saía de cima de mim!

    Os meus planos para o futuro é ele ter uma boa vida e ser muito feliz.

Cuidamos dos Nossos Animais – Retrato de um Cão GS5B24-25

O Futuro Está Para Chegar

     

Gentileza de Copilot, IA da Microsoft

    Eu estou há muito tempo à espera do meu futuro. Antes, estava sempre a dizer que queria ser médica, depois decidi que queria ser política, e quero mesmo ser, quero estudar Ciências Políticas!

    Isto porque quero ajudar as pessoas em tudo o que elas precisarem, e quero viajar, aprender todas as línguas.

    Estou-me a dar muito bem nesta escola e quando crescer, no Futuro, quero visitar todas as pessoas na Escola, como a prof. Teresa, prof Inês P, prof Susana L, prof Bento, prof. Paula X, prof Madalena, Prof Alexandra, Prof Paulo, Irmã Natália, Diretora Pedagógica M. José, prof Leonor, Prof Nuno, Prof Rui e todos os outros Professores e Irmãs.

Cuidamos do Nosso Futuro –  Memórias e Projetos – BF5A24-25

A Gatinha Lili

Gentileza de Microsoft Designer, Dalle 3

    Eu Adoro a Lili! Tenho uma gata chamada Lili; é de estatura média, pertence à raça “Tartaruga”. A Lili tem 3 anos, os seus pêlos são cintilantes e finos, de cor dourada acastanhada, as orelhas são delicadas e muito fininhas, o focinho é molhado e molinho, os seus olhos mostram alegria e felicidade.

     A Lili é esperta, pois vai à reciclagem, rouba a embalagem de fiambre e leva-a para debaixo da minha cama. Ela também é muito engraçada, pois quando chego a casa, ela vai a correr atrás de mim e morde-me.

Cuidamos dos Nossos Animais – Retrato de Gato – MS6B24-25

O Padeiro Trapezista

     

Gentileza de Designer – Dalle 3, IA da Microsoft

     Era uma vez um padeiro trapezista que ia concorrer a melhor padeiro trapezista  do mundo. Ele foi para a feira enfeitiçada onde ia acontecer o concurso.

    Chegou e ficou um pouco assustado: primeiro, estavam a oferecer um copo balão com uma bebida espumante e cor de rosa, mas era difícil de equilibrar.

    Depois, enquanto avançava, caiu uma flor na sua cabeça: ele olhou para cima e viu que estava a ser seguido por um vaso flutuante.

     A melhor parte do concurso é que o padeiro trapezista ficou em primeiro lugar!

Com base no jogo “Histórias Baralhadas –  CF6B24-25

Um Povo Livre – II

 

Gentileza de You.com

         Resumo do final da I Parte: (…) Então fizeram um plano, em que o primeiro passo era pedir ajuda ao ladrão.

   O segundo passo era escrever uma carta ao rei do Império “Marioso”: “Nós traçamos um plano em que nos vamos libertar; depois de roubarmos o tesouro real, tu, invade este Império e nós damos-te todo o tesouro se não matares ninguém”.

   O terceiro passo era os homens do povo e o ladrão vestirem-se de nobres, com fatos de uma loja de fantasias de Carnaval e entrarem juntos no Castelo.

   O quarto passo era, quando o rei estivesse a dormir, irem até ao trono e roubarem o tesouro real em silêncio.

   O quinto passo seria a invasão pelo rei amigo e a libertação do povo.

 II

     O Povo dirigiu-se à casa onde George vivia; quando lhe pediram, disse que não, mas depois que lhe disseram que, se os ajudasse, iam dar-lhe 10kg de comida, o George aceitou.

     No dia seguinte, foram a uma loja de Carnaval e compraram 120 fatos de nobres e enviaram a carta ao rei do Reino Marioso. Quando estavam a preparar-se para vestir os fatos, veio um Mágico, que lhes deu um saco invisível, com espaço infinito.

   O Mágico disse também para usarem a sua ave gigante de estimação, para transportar todo o povo mais facilmente, pois a ave era maior que um avião.

   Quando chegaram ao palácio, entraram todos “os nobres”  – pois pareciam nobres normais – a desempenhar o seu papel.

     Esperaram até à noite, mas às 6h30, um clérigo pediu-lhes que escrevessem uma carta para o Povo humilde, porque o Rei tinha ganho um filho novo. Ninguém do Povo sabia escrever, mas, felizmente, entre eles estava um escritor.

     Então, ele escreveu para toda a gente rapidamente e entregaram a carta ao clérigo. Quando caiu a noite, roubaram o tesouro real e Marioso invadiu o Império inimigo.

         E os povos viveram felizes para sempre.

Ação e Aventura – Conto Maravilhoso SL5A24-25

As Minhas Memórias Favoritas

Gentileza de Copilot, IA da Microsoft    

   Lembro-me de quando era mais nova, tinha cinco ou seis anos. Adorava ir ás piscinas, às praias, tudo o que tinha água.

     Antes eu costumava ir para o Alentejo e amava todos esses dias! Ia à piscina, que era muito fria, mas eu sentia-me confortável e inventava saltos: uma vez criei “o pino mortal” e outras acorbacias muito estranhas, mas eu gostava imenso e depois ia brincar às escondidas ao pé dos animais, no campo; ovelhas, porcos e galinhas.

       Eu adorava ir à praia e ainda adoro; eu não gostava de areia pois colava-se em mim; a água azul era fria e as ondas altas não ajudavam, mas era o ambiente perfeito! Eu ia para as ondas enormes fazer carreirinhas, até ser enrolada pela água e começar a chorar, porque me tinha entrado água no nariz, mas depois voltava a ser enrolada!

        Tenho tantas memórias felizes e gosto de todas!

Celebramos o Nosso Passado – Escrita Autobiográfica – CF6B24-25

Vencer o Medo

Gentileza de Copilot, IA da Microsoft

      Uma vez em que eu senti adrenalina, estava na praia de Carcavelos.

     Eu ia ter a segunda aula de surf da minha vida, as ondas estavam gigantes e havia muito sol. Eu senti que queria ir para casa, mas, ao mesmo tempo, queria experimentar. A água era de um azul muito claro, saltava espuma até ao céu na rebentação.

      Mas quando olhei para a frente, vinha uma onda gigante! Perguntei ao instrutor se podia ajudar-me com a onda, mas ele disse: 

       – Tu consegues!

    Fiquei com muito medo, depois saí para fora da prancha e fui arrastado debaixo da onda. Quando a onda passou, senti-me aliviado, mas o meu instrutor disse: 

     – Na próxima aula, temos de fazer melhor! Quando me vim embora, senti-me feliz, porque a aula tinha terminado, mas com medo da aventura que ia ter na próxima…

       Eu recomendo a todos, o Surf, porque ajuda a vencer o medo.

Escrita Autobiográfica – DC5A24-25

Tradições de Páscoa

Image par Elena Pashynnaia de Pixabay

     Todas as Páscoas, eu tomo o pequeno-almoço com amigos dos meus Pais e adoro, pois é sempre maravilhoso.

    Depois vou para casa e preparo-me para o almoço. O almoço delicioso costuma ser feito pela minha Avó e o meu Pai, que são magníficos cozinheiros do Alentejo.

     Além dos meus avós, estão também os meus Tios e os meus Primos; é sempre um convívio muito agitado, mas que continua a ser incrível. Fazemos uma caça aos ovos de chocolate, que eu amo: escondemos os ovos no quintal, atrás de umas plantas de folhas grandes e de uma trepadeira. 

   Por fim, vou jantar com os meus padrinhos ou com os da minha irmã. 

    Esta Páscoa, espero que seja muito boa, como todos os anos, e é por isto que adoro a Pàscoa: estou com a minha Família toda!

Cuidamos da nossa Família – Escrita Autobiográfica – CF6B24-25

Olly, O Meu Cão

     Gentileza de Copilot IA da Microsoft

    O meu cão chama-se Olly, é um Beagle de pequena estatura; o seu pelo é macio e profundo, as orelhas são longas e caídas, o focinho é pequeno, mas comprido, a expressão dos seus olhos é fofinha e carinhosa. 

    A melhor qualidade do meu cão é a lealdade, mas ganhou-a à medida que cresceu, pois quando era pequenino, fugia muito.  A minha atividade favorita com ele é ficar a jogar jogos no meu quarto, e o meu cão ficar deitado na minha cama.

Cuidamos dos Nossos Animais – Retrato de um Cão – DG5C24-25

O Meu Amigo Henrique

Gentileza de Copilot, IA da Microsoft

    O meu amigo Henrique  é um pouco baixo e um pouco musculado; o seu cabelo é curto, castanho e liso; o seu rosto é oval, de pele clara; os seus olhos são castanhos claros com uma expressão pensativa.

   Às vezes o meu amigo é engraçado e faz-me lembrar uma girafa a tirar a língua.

  Nos seus tempos livres, ele gosta muito de andar de barco à vela.

Cuidamos dos nossos Amigos – Retrato de Amigo – RX5A24-25

Uma Amiga Incrível

Gentileza de Copilot, IA da Microsoft

     A minha amiga B. é alta e magra, tem corpo de jogadora de vólei, com o cabelo comprido e castanho; tem um rosto oval, lábios rosados e uns olhos castanhos como chocolate.

     A minha amiga B. é simpática, adora ligar às amigas no telemóvel e é uma excelente jogadora de Roblox.

    A B. gostaria de ser tenista, capaz de ir a campeonatos e também quer ser veterinária, pois adora animais.

     É uma amiga incrível.

 Cuidamos dos Nossos Amigos – Retrato de um Amigo – BC5C24-25

A Cura do Jovem Mudo

     Gentileza de Copilot, IA da Microsoft

     Era uma vez um lindo jovem careca, igual ao R., que era mudo. Quando quisesse falar, tinha que falar em libras. Mas ninguém entendia, por isso ele falava sozinho.

   Uma noite, quando estava a dormir, acordou com uma luz azulada e foi espreitar à janela: viu uma nave espacial de ETs e todos os objetos que estavam no quarto dele, começaram a flutuar.

     De repente, apareceu uma máquina que parecia hipnotizante e que era muito criativa; essa máquina hipnotizante ajudava a comunicar com as pessoas.

    A partir desse dia, o jovem mudo resolveu o seu doloroso problema e passou a sentir a felicidade de comunicar com os outros.

 Contos de Fantasia – LR5B24-25

Um Peluche Amigo

Gentileza de Copilot, IA da Microsoft

     Quando eu nasci, vi uma luz a iluminar o meu rosto. Mas quando eu me apercebi, era a minha Mãe e parecia que ela estava a chorar de tanta felicidade.

   Ganhei um ursinho, que era da minha irmã mais velha e só ele me fazia parar de chorar.

    O peluche era fofo, tinha um pelo suave, parecia que estava a abraçar uma pessoa: ele era para mim como um amigo.

    Quando eu crescer, quero dá-lo à minha filha.

Celebramos a Nossa Infância – Memórias Felizes – LR5B24-25