As Nações Unidas escolheram dedicar o ano de 2026 à celebração dos milhares de diferentes serviços de Voluntariado que são generosamente prestados por todo o mundo, em favor das metas para um Desenvolvimento Sustentável.
O voluntariado é, assim, reconhecido como uma contribuição significativa e uma força capaz de inspirar uma nova mentalidade coletiva que assuma, como prioridade, o Desenvolvimento Sustentável.
Segundo o IAVE – Associação Internacional para o Esforço Voluntário – cada ano, cerca de um bilião de pessoas se oferece para algum serviço voluntário em favor das suas comunidades.
Em Portugal, a Confederação Portuguesa do Voluntariado promove iniciativas anuais como a candidatura e proclamação de “Capital Portuguesa do Voluntariado” , tendo sido Cascais, a primeira Capital, em 2024, com a presença de 18.000 voluntários.
A Associação de São Francisco de Assis convida, em particular, os jovens, a colaborar nas atividades voluntárias, passeando os seus cães pela sua extensa propriedade de pinhal, no Zambujeiro, em frente à Serra de Sintra.
2026 – Ano Internacional do Voluntariado – OE