No passado dia 1 de Setembro de 2025, cumpriu-se o generoso projeto da Fundação Escolas Amor de Deus – tão desejado pela Congregação das Irmãs como pelas nossas Comunidades Educativas – com a sua Consagração a Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições.
“Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, […] a ti nos dirigimos […] para consagrar, com humildade e esperança, a Fundação das Escolas Amor de Deus, nascida do sonho evangélico do P. Jerónimo Usera e tornada vida e missão pelas Irmãs do Amor de Deus.”
O Padre Usera obteve da autoridade da Igreja, para as suas Irmãs, uma especial consagração à Imaculada Conceição, tendo desejado até que se chamassem “irmãs concecionistas”; as nossas comunidades estão, hoje, assim, na continuidade da sua inspiração Mariana, ao confiarem a Fundação nascente ao mesmo Coração materno.
“Guarda esta Fundação sob o teu manto luminoso. Conduze-a com a sabedoria dos que escutam a Deus na trama escondida dos dias. Mantém-nos fiéis ao espírito fundador, para que não percamos nunca a fonte que nos dá sentido e horizonte.”
É a uma fonte de sentido inesgotável que vamos robustecer as energias para a aventura que hoje principia – a de Educar no Amor, por Amor e para o Amor – ao longo da caminhada do Ano Letivo de 2025-26, com o seu desafio novo, o seu sofrimento a partilhar, o seu juvenil entusiasmo, e, sobretudo, a gratidão que nos inspira podermos participar na abertura de um horizonte que cresce sempre mais, até ao infinito.
Fátima, 1 de Setembro 2025 – Consagração da
Fundação Escolas Amor de Deus