70 Anos – CAD – “VERBUM CARO” – 1998

Verbum CaroImagem: Oficina de Escrita Autor: Alexandre Estevão

    Em Lisboa, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, pode contemplar-se um quadro fulgurante e inesquecível, visitando o templo pelas 17h de uma tarde de sol: o famoso vitral de 100 metros quadrados, do genial Almada Negreiros, virado a poente, incendeia-se, criando no interior da nave uma luminosidade sobrenatural.

    Mas o vitral que ontem foi colocado numa rasgada janela, virada a poente, de minha residência, é também uma obra de génio!

    Alexandre F. Estevão é um notável artista, de Cascais, na arte de conceber e concretizar mensagem através de um vitral. Ele soube descobrir e combinar os princípios utilizados pelos artífices da Idade Média, com uma nova arte de preparação dos vidros. […]

      Não se trata de arte abstrata, trata-se de arte, neste vitral que, pelas formas e cores, exprime as irradiações das bençãos sobre a Virgem, vindas do alto, onde paira um estilizado par de asas brancas.

     A silhueta azul da Virgem impressiona pela postura de recolhimento, de graciosíssima leveza a que os raios luminosos, formando um conjunto de harmonia cromática que define e releva com perfeita nitidez a sua primordial finalidade.

     A mensagem do início no inefável mistério: o Criador vai tomar a forma humana no seio da Santíssima Virgem!

   No meu lar existe agora um foco de inspiração, para todos meditarmos o mistério da Encarnação do Verbo, na sublime humildade de Maria. 

12 de Abril de 1998 – Artur Alves Pinto

(Os pais dos Professores também pertencem à Família “alargada” do Amor de Deus.)