CAD em Isolamento – A Guerra Fria

A URSS versus os EUA

pt.wikimedia.org

     A Guerra Fria começou em 1950, com a crise dos mísseis de Cuba. Como os EUA estavam furiosos com a humilhação sofrida na guerra do Vietnam, instalaram bombas nucleares na itália e Turquia. Em resposta, os soviéticos colocaram um país comunista bem na América.

   Com isso, os EUA começaram a controlar as regiões marinhas onde os soviéticos instalavam os mísseis. Os Soviéticos não gostaram, por isso disseram que os mares não podiam ser controlados pelos EUA, acusando-os de estarem a tentar criar uma nova Guerra Universal.

   Como os EUA não obtiveram muita informação, enviaram um drone-avião conduzido por pilotos para os vigiarem. Quando observaram as imagens, perceberam que não se tratava de umas bombais quaisquer,  mas sim de bombas nucleares carregadas!

  Quando isso chegou aos ouvidos de Kennedy, ele disse:” – This is War!”  

crise dos mísseis de cubaFlikcr.com Author: Ron Cogswell

    Para os Soviéticos não começarem logo a suspeitar, os Eua utilizaram os seus submarinos. Com os Soviéticos a não cumprirem o tratado de paz que tinham feito, muita propaganda começou a fazer-se entre os EUA e a URSS.

    Os Americanos, em troca, começavam a treinar Cubanos que viviam na América – nos EUA, neste caso. Ao serem treinados, foram enviados para Cuba, para lutarem contra os outros Cubanos. Onde houve a Guerra da Baía dos Porcos. Não houve grande sucesso e foram derrotados em poucas horas.

   No mesmo ano, Kennedy é assassinado, a mando do governo Russo. O primeiro ministro Americano também foi assassinado por um amante do governo russo.

   Passado um ano, os Americanos começam a ter suspeita de que um casal Russo estava a transmitir informações à União Soviética, sobre as armas nucleares; foram condenados à morte por traição, nos anos 50-60.

antigas coloniaspt.wikipedia.org

    No mesmo ano, acontece a Guerra Colonial entre Portugal e as restantes colónias. Ainda assim Portugal apoia os EUA, o que é impressionante.

   Esta guerra veio a resultar na independência de novos países, a partir de 1975.

  Improviso oral do Aluno sobre Questões de História com base em pesquisas pessoais.

FM5C

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.