A Caminho das JMJ – LISBOA 2023

JMJ Lisboa 2023

     As Jornadas Mundiais da Juventude são o maior encontro de Jovens, do mundo; realizam-se de 4 em 4 anos, a convite do papa JP II, desde 1986, e sempre num país de acolhimento diferente. 

     De cada vez, centenas de milhares de jovens, dos 15 aos 25 anos, convergem dos mais variados locais do mundo,  numa gigantesca peregrinação global, para viverem uma semana de encontros intensos, pontuados por celebrações com o papa, partilha de temas vitais e um convívio fraterno, onde nascem amizades genuínas e que aponta para a possibilidade de uma sociedade diferente e livre.

     Devido à pandemia de 2020, as últimas jornadas foram adiadas para o próximo verão, de 1 a 6 de Agosto e vão decorrer em Lisboa. Atendendo à dimensão deste encontro, que já chegou a reunir 2 milhões de jovens, e à  densidade do desafio latente  no tema “RISE UP“, uma longa e refletida preparação vem-se desenrolando há um ano e vai continuar até às vésperas do imenso acontecimento.

      Enquanto os símbolos das Jornadas – a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora “Salus Populi” –  percorrem todas as paróquias de Portugal, os jovens têm vindo a participar nas diversificadas ramificações do tema englobante, através de “catequeses mensais“; entretanto, o Comité de Organização Local, como uma espécie de “colmeia” em plena atividade,  já começou a acolher os milhares de pessoas que, como voluntários, vão tornar viáveis os mil e um detalhes da logística que este assombroso ajuntamento humano implica.

      Outra forma de participar no advento das JMJ Portuguesas, para além do acolhimento de jovens no nosso Colégio, consiste em darmos a viver o aliciante convite “Levanta-te”, nas atividades mais significativas do nosso quotidiano e nos momentos festivos da nossa Escola.

    As JMJ são uma poderosa expressão de vida a que não ficará alheio o aprofundamento do tema do Ano Letivo 22-23, que a nossa Agenda protagoniza.

JMJ – Lisboa 2023 – OE