A Arte de Estudar

composição dentro de livro gigante e relvado: um cão, uma menina de guarda chuva,
   Max PixelCC0 Public Domain

Gestão de Estudo, Estratégias e Objetivos

TS – A minha disciplina preferida é Matemática, e depois vem Português. São as que aprendo melhor… gosto de fazer contas de dividir.

SS – A minha também é Matemática, e depois vem HGP. Gosto de fazer contas mentalmente, porque organizo a minha cabeça.

TS – A minha melhor nota foi a Matemática:82% Tive 80, 79, 82.

SS – A nota a que eu dei mais valor foi a EV. Custou-me muito fazer este trabalho:99! Foi a minha primeira melhor nota da Turma. O Trabalho eram colagens de Henri Matisse. Fui a única que as fiz como se fosse um puzzle – tive essa ideia. TS – Eu fiz George Cocco – estamos a imitá-lo – é a história de Jesus, com cores muito difíceis de pintar.  

TS – Para estudar, a Stora Inês ajuda-me, pois a Mãe está  ocupada no trabalho. Como a professora está no Colégio já tem prática. Quando estudo, gosto que as pessoas me perguntem. Se eu souber responder, quer dizer que já decorei. 

SS – Quando estudo com a minha Mãe, sinto-me mais confiante, em dizer as minhas dificuldades. A Ciências, eu dito os conteúdos, tenho de prestar muita atenção, porque depois a Mãe faz-me perguntas.

TS – Eu olho para o livro, tapo, tento decorar. Depois olho para o livro: se estiver certo, quer dizer que decorei. Mas o melhor é o meu Pai fazer perguntas e eu responder.

SS – A minha Mãe dá-me os livros. Eu estudo durante uma hora sozinha. Vejo, repito mentalmente, muitas vezes, até conseguir decorar. Vejo as palavras mentalmente. Olho e fixo. Consigo também ouvir, mas a minha maneira habitual é ver mentalmente.

TS – Gosto muito do método da “Stora” Sónia B. Ela mostra vídeos, explica devagar. No apoio é mais fácil de perceber.

SS – Também gosto muito do estilo da “Stora” Sónia a explicar: dita devagar, quando não percebemos, ela repete; quando continuamos a não perceber, ela muda a maneira de explicar até qual é a maneira como nós conseguimos perceber.

TS – Começo a estudar para os testes a pouco e pouco. No dia anterior ao teste estudo mais tempo do que nos outros dias.

SS – Em princípio, faço os meus tpc para tranquilizar tudo, para ficar mais calma, para preparar tudo para o próximo dia de aulas. Depois disso, em que já estou mais tranquila, estudo para o teste. Estudo desde o dia em que descubro que vou ter um teste e também vou tendo cada vez mais atenção aos Professores.

TS5D e SS5D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.