Gentileza de Edicare.com
Para Bento Espinosa, também conhecido por “O Filósofo da Alegria”, uma única energia vital repassava todos os estratos da realidade: o ímpeto para ser mais.
Ao nível humano, esse dinamismo vivo vinha já a expressar-se como o ato primitivo e fundador da vontade, a que ele chamou “o desejo de persisitir no ser”.
Este fluir constante, que nos equilibra no viver, poderia precipitar o futuro; bastaria que a nossa imaginação inteligente fosse gizando o chamariz dos projetos que suscitam um mundo novo.
Teríamos assim uma energia básica, comum a todo o Universo, que seria o sentido escondido da corrente do tempo: só ela permite um desenvolvimento sustentável, não se esgota, é vivificante para quem a utiliza, enfim, é Ecológica por excelência.
O livro de Ecologia Emocional para Crianças – Energias e Relações para Crescer de Mercé Conangla e Jaume Soler – é dedicado às várias modalidades de energia que influenciam o destino do Mundo.
São comparadas as energias físicas, que surgem no interior do Planeta com as energias emocionais que brotam no coração do ser Humano.
Algumas, poluentes para a vida natural e facilmente esgotáveis, desequilibram os ecossistemas de animais e plantas e tornam insustentável o desenvolvimento dos povos.
A elas correspondem, no habitat do convívio humano, o Medo e a Raiva: se não podemos evitá-las no seu arranque espontâneo, podemos aprender a canalizá-las e a transformá-las.
Outras são superabundantes, amigas do ambiente, inesgotáveis e limpas. Como a energia do Sol – que oferece 4 mil vezes mais energia anual do que precisamos.
A elas correspondem o Amor e a Alegria, poderosas emoções criativas, que se renovam continuamente, voltam para o futuro a mente luminosa, e abrem à confiança o acolhimento dos outros.
Com suas atividades imaginativas, pontuadas de questões para pensar, este livro pode encorajar os atuais Projetos nascentes dos nossos Alunos, que, desde já, promovem a Vida e contagiam a Paz.
Com o 2º Ciclo – Partilha de Inspirações – OE
Um comentário em “Por Uma Ecologia das Emoções”
Os comentários estão fechados.