O Apelo do Mar nas Raízes de Portugal

cadescrita

    Quando o Papa Francisco se reuniu com os representantes oficiais da nossa Democracia, chamou a  Lisboa, “a capital do mundo“, fazendo ecoar uma outra expressão utilizada por outro Papa que designou Fátima como “o altar do mundo“. Que aproximações se podem traçar entre estes dois centros de experiência humana?

   O Papa Francisco justificou aquela designação, lembrando que Lisboa tem sido, ao longo da sua história, “cidade do encontro que “abraça vários povos e culturas e que, “nestes dias, se mostra ainda mais universal” pela rumorejante multidão festiva e juvenil que fez ressoar pelas ruas da velha capital o desafio de um Futuro aberto ao infinito; assim também, a humilde povoação da Serra de Aire veio a tornar-se ponto de incessante reunião de uma multidão diversa e solidária, em cujo abraço acolhedor se podem reconhecer todos os povos da terra, à luz do desafio divino que três jovens Pastorinhos proclamaram.

   “As raízes” da alma de Lisboa, como as de Fátima, são as do próprio país que é Portugal, na sua vocação de abrir-se ao mundo desconhecido, fazendo-se ao largo por irresistível atração de “novos e amplos horizontes“. O mar é, hoje, a metáfora viva desse misterioso chamamento: um apelo que não cessa de ecoar no ânimo de cada português, e que o fazrefletir sobre os imensos espaços da alma e sobre o sentido da vida no mundo“, olhando “para cima, elevando-se para o infinito“.

Com o Papa Francisco, JMJ23 e OE