Como o Papa vê os Jovens

Diário do Minho

     Através das palavras que o Papa Francisco dirige aos Jovens, expressa-se uma visão peculiar da nossa época, que nos pode encorajar a ousar abrir caminhos escondidos para transformar o mundo:

      1 – Uma atitude positiva sobre a realidade, que, embora reconhecendo o que a desfigura, não interpreta as situações dramáticas atuais como impasses de absurdo, mas sim como um sofrimento com sentido:  

Não estamos em agonia mas em trabalho de parto“.

      2 – Uma aposta na bondade intrínseca da Vida, fonte de entusiasmo e inspiração, mesmo se esta bondade se vê cercada por ameaças.

           ” Vamos coreografar a dança da vida“.   

       3 – Um contágio de encorajamento à ousadia da ação que assume o risco de enfrentar o que não é conhecido ou mesmo o que parece ameaçador. 

Somos Empreendedores de sonhos, não administradores de medos.”

      4 – Um Acesso ao conhecimento por aproximações sucessivas, sem pretender esgotar o que se oferece à nossa compreensão, mas sondando o saber em função de um projeto ao serviço de mais sentido.

Somos Peregrinos do saber: que transformação gostariamos de ver?”

5. A capacidade de mudar realmente o que urge pressupõe um entusiasmo sóbrio, que conta com as dificuldades e com as aptidões da realidade a deixar-se trabalhar, como um aliado precioso:

“Os Jovens dão testemunho de um entusiasmo realista, que lhes permite tornar-se protagonistas da mudança”

Com as palavras do Papa Francisco, partilha de inspirações – OE.