I.A. em Tutoria Personalizada – I

Gentileza de Bing AI da Microsoft

     Como ajudar os Alunos a utilizar a IA, com segurança e bons resultados, como Tutora de estudo?

I

     1 – Em primeiro lugar, há que Familiarizar os Alunos com as competências e habilidades da IA:

          1.1 – a sua competência para  processar a linguagem natural humana, sem ser ela própria humana ou sequer consciente – em interações dialogantes que geram sentido;

         1.2 – a sua capacidade de memorizar e disponibilizar, de forma organizada, os conteúdos de estudo, acrescentando questionários, exposições/explicações, pedagogicamente centradas no Aluno, bem como gerar respostas a dúvidas, individualmente.

        1.3 – a sua competência para coordenar a elaboração de estratégias múltiplas de compreensão e de memorização, adaptando os conteúdos de estudo ao perfil do Aluno e gerando um plano de trabalho personalizado, que leva em conta os estilos de aprendizagem – ser mais auditivo ou mais visual, por exemplo – bem como as preferências pessoais do Aluno.

           1.4 – a sua habilidade para gerir um “feedback” regular e eficiente que inclui a sugestão de estratégias de remediação e de aprofundamento;

        1.5 – a sua competência para avaliar os resultados intermédios e finais para cada tópico de estudo trabalhado e ponderar a qualidade da aprendizagem do Aluno.

 Sugestão de GPT 4 da open AI e  Elaboração de Texto por OE

      Familiarize them with AI capabilities: Introduce your students to the concept of AI and its capabilities as a tutor. Explain how AI tutors can provide personalized learning experiences, answer questions, offer explanations, and provide feedback. Help them understand how AI can adapt to their individual learning styles and preferences to enhance their understanding of various subjects.