Image by David Mark from Pixabay
Havia um pássaro na Floresta que era diferente de todos outros.
O pássaro era todo azul, mas de um tom azul-esverdeado; tinha o bico amarelo e direito, as asas do pássaro tinham estrias douradas, as patas eram boas para se agarrar nos ramos, media dois palmos de ponta a ponta das asas.
O Pássaro gostava muito de passear pela Floresta fazendo círculos por cima das copas das árvores. Ele ia sempre à procura de sementinhas perto das raízes das árvores, ia beber a um lago no centro da Floresta e abrigava-se num buraco de um tronco de um castanheiro jovem, mas também voava durante a noite.
O Pássaro sentia-se sozinho, sonhava em ter um amigo. Gostava de poder brincar à apanhada no ar, poder conversar no ninho dentro do tronco, a olhar para as estrelas.
Durante uma tarde de chuva, estava ele a fazer um dos seus passeios, quando viu um pássaro da mesma espécie,, mas com a pata presa num ramo, a esvoaçar e a chilrear muito alto, mas ninguém ouvia por causa da chuva.
Fez um voo rápido até ao ramo e, com o seu bico amarelo, conseguiu quebrar os ramos fininhos. Então salvou o outro pássaro que tinha as penas do mesmo tom de azul.
Ele ficou muito agradecido por ter sido salvo. e perguntou:
– Como é que eu posso retribuir?
O nosso pássaro respondeu:
– Podíamos ser amigos e partilhar a vida, o voo, o ninho…TUDO!
Então os dois pássaros, cheios de Alegria, começaram a fazer as atividades a dois e passaram a ser os MELHORES AMIGOS.
CAD em Isolamento – Criação Oral de Texto – CA8A